VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, FOI REALIZADA EM HUMAITÁ

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o município de Humaitá realizou sua VII edição da Conferência Municipal de Saúde nos dias 11 e 12 de abril. O evento realizado no Auditório da UFAM reuniu profissionais da área para debater as necessidades da população e elaborar propostas para melhoria da saúde do município. As atividades foram abertas à comunidade.

A Conferência teve como objetivo avaliar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município, além de eleger propostas que serão enviadas à Conferência Estadual.

O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e contou com o apoio e parceria da prefeitura de Humaitá através da Secretaria Municipal de Saúde.

Este ano, os eixos temáticos abertos à discussão gerarão o Relatório Final da Etapa Municipal são:

I – Saúde como direito;

II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

O secretário municipal de saúde Cleomar Scandolara, relatou na abertura da conferência os avanços conquistados na gestão Herivaneo Seixas, que tem aplicado 26% de seu recurso ordinário. Cleomar citou ainda que, o corpo médico do município esta completo, com profissionais atendendo em todos os postos de saúde da cidade e do interior. O sistema municipal de saúde já informatizou 70% de suas UBS com equipamentos modernos de informática e acesso a internet, que interligadas ao banco de dados de uma rede central disponibiliza virtualmente, o portuário do paciente atendido em qualquer posto médico de Humaitá. O secretário anunciou ainda que o município esta muito próximo de obter duas salas de estabilização (semi-UTI) que evitará o envio de pacientes em casos graves até Porto Velho sem antes garantir a estabilização médica acompanhada intensivamente. Concluiu.

O prefeito do povo Herivaneo Seixas, disse aos presentes que, gosta de cuidar das pessoas, por isso tem destinado todo o apoio possível a nossa saúde municipal, que faz um dos trabalhos mais importantes de sua gestão, pois sem saúde, ninguém faz nada. Herivaneo Seixas, parabenizou os funcionários presentes, e cobrou ainda melhor atendimento pessoal, pois um bom atendimento é fundamental para a recuperação dos pacientes que procuram a assistência médica. O prefeito encerrou citando o apoio dos vereadores representados pelo presidente da câmara Alexandre Perote, e dos vereadores Ley Siqueira e Prof. Rússel Lelo.

 

TEXTO: CHAGUINHA

ACRÍTICA DE HUMAITÁ

12/04/2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here