Noticias Do Sul Do Amazonas

V Feira Territorial da Agricultura Familiar da Calha do Rio Madeira, COM SUCESSO EM APUÍ NO SUL DO AMAZONAS

A V Feira Territorial da Agricultura Familiar da Calha do Rio Madeira foi realizada pela primeira vez no pátio do SINTRAF, o sindicato responsável pela realização da Feira. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Apuí, Raimunda Nascimento, o local foi escolhido como forma de valorizar a instituição.

O evento contou com muitas atrações, tais como.: cursos, palestras, atividades esportivas, apresentações culturais e Shows musicais. Dentre as atrações culturais citamos a apresentação da Rainha e Conserto de Flautas do município de Apuí, Apresentação de capoeira e Boi do Pavão do município de Humaitá.

Mas as atrações principais da festa foram, sem dúvida, os produtos da agricultura familiar comercializados na feira. O produtor rural Cézar Frozi, do distrito de Sucundurí, trouxe cerca de 20 produtos derivados de porco, gado e aves além de vegetais e comercializou praticamente tudo que expôs. Destaque para as abóboras gigantes que pesam em média 37 kg cada.

Também de Apuí, a família Ronnau expôs na feira os produtos Leite do Vale. O Leite do Vale possui selo Amazonas Inspecionado para o leite pasteurizado, queijo, iogurte e morango e iogurte de ameixa. Outros produtos caseiros como a nata, manteiga e doces diversos também foram comercializados. Por se tratar de produtos da agricultura familiar o Leite do Vale pode comercializar derivados de até mil litros de leite diário.

De Humaitá o produtor Lauro Jamilson Lobato trouxe uma exposição de mel de Abelha da Meliponicultura em Uruapiara – Extrativismo Racional.  Ele também expôs alguns produtos feitos a partir do látex da seringueira.

A UMA – União de Mulheres de Apuí também expôs uma grande variedade de doces na feira. De acordo com Luzineide Bispo, uma das mulheres que sobrevive da venda dos produtos afirmou que a participação na feira foi

Vindas também de Humaitá, as plantas ornamentais da agricultora familiar Clarice Acevedo foram quase todas comercializadas. Foram vendidas na feira diversas espécies como Orquídeas, azaléia, suculentas, cactos e gloxínias, entre outras.

Artesanatos

Também esteve na feira os produtos do Projeto Aconchego que atende cerca de 280 pessoas no município de Apuí. Foram comercializados vários produtos como crochê, artesanatos de aproveitamento de madeira, sabonetes e produtos da mini indústria de sabão ecológicos.

A comunidade da Barra de São Manuel do Rio Tapajós também participou da exposição de artesanato assim como outros artesão que produzem individualmente.

A Feira foi organizada pelo SINTRAFA com patrocínio da Prefeitura de Apui, Prefeitura de Jacareacanga e WWF. Apoiaram a Feira o IDAM, SENAERM SEMED, SEMOB, SEMPA, SEMSA, SEMA, SICOOB, IDESAM E PREVFOGO.

TEXTO: IVANIR VALENTIN

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.