Noticias Do Sul Do Amazonas

Três municípios do AM entram para lista de prioridade de ações contra o desmatamento

Três municípios do Estado do Amazonas – Apuí, Manicoré e Novo Aripuanã – passaram a figurar na lista de locais prioritários para receber ações de prevenção, monitoramente e controle de desmatamento. A lista já contava com os municípios de Lábrea e Boca do Acre, presentes desde 2008 e 2011, respectivamente.

De acordo com a portaria nº 360, publicada no dia 8 de setembro no Diário Oficial da União, os critérios para a inclusão na lista são: área total de floresta desmatada em 2016 igual ou superior a 80 km²; área total de floresta desmatada nos últimos três anos igual ou superior 160 km²; e aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três, dos últimos cinco anos.

Ao todo, a lista possui 39 municípios, sendo cinco do Amazonas, dois do Maranhão, dez do Mato Grosso, 14 do Pará, sete de Rondônia e um de Roraima. Das 39 localidades, apenas oito entraram na categoria este ano. Os demais municípios já figuravam nas edições anteriores da lista.

O documento do Ministério de Estado do Meio Ambiente apresenta também a lista de municípios com desmatamento monitorado e sob controle. Dos 21 municípios que constam nela, nenhum deles é do Estado do Amazonas.

Ainda segundo a portaria nº 360, um dos critérios para inclusão na lista de municípios com desmatamento monitorado e sob controle é manter o desmatamento inferior a 40 km² nos últimos quatro anos; além de possuir 80% de seu território, excetuadas as unidade de conservação de domínio público e terras indígenas homologadas, com imóveis rurais devidamente monitorados por meio do Cadastro Ambiental Rural, registrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.