Servidores da FCecon serão homenageados na Assembleia Legislativa

 

Servidores da Fundação Centro de Controle do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), serão homenageados nesta sexta-feira (3/5), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Proposta pelo deputado estadual João Luiz (PRB), a homenagem será realizada às 10h, em Sessão Especial aos funcionários da Fundação. No Requerimento 198/2019, de solicitação da homenagem, o parlamentar chama os servidores de “heróis invisíveis”.

*Homenageado* – O doutor em Ciências da Saúde pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Sidney Chalub, é um dos homenageados do dia. Ele destaca ter “visto a FCecon crescer e ter evoluído com a tecnologia”. A afirmação retrata bem o que o médico, especialista em cirurgia do aparelho digestivo, vivenciou na Fundação nos últimos 28 anos.

Chalub chegou à FCecon em 1991, ainda como acadêmico do curso de Medicina. Na Fundação, ele conta, viu um hospital pequeno, de planta única, onde havia apenas 30 leitos de enfermaria e um centro cirúrgico com quatro salas, transformar-se em um hospital oncológico de referência, já ano de 2006.

O médico foi o primeiro diretor de Ensino e Pesquisa da Fundação e participou da criação da residência médica em cirurgia oncológica. “Participei da criação da residência de cirurgia oncológica, que começou em 2005 com um ano de especialização, e a partir de 2006 com o hospital novo”, contou Chalub.

Hoje, a Fundação tem residências médicas nas áreas de Cancerologia Cirúrgica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Mastologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e Anestesiologia.

O reconhecimento com a homenagem valoriza o funcionário, na avaliação de Chalub, mas uma das maiores conquistas nos 28 anos de Fundação é ver a formação e crescimento dos médicos. “A gente se sente valorizado. São pessoas que dedicaram a vida à Fundação. Uma coisa que me deixa lisonjeado e feliz é que, do corpo clínico de cirurgia oncológica daqui da Fundação, eu diria que 80% foram nossos ex-alunos. E hoje são profissionais, já são professores”, destaca.

*Inovações* – A evolução nos serviços e inovações implantadas no Amazonas pela FCecon é um dos motivos de satisfação da enfermeira Shirley Fragoso Monteira, 52, em fazer parte do corpo de funcionários da Fundação. Há 26 anos e hoje atuando na assessoria da direção, ela diz que cresceu profissionalmente dentro da Fundação, vendo também a instituição evoluir.

“A FCecon sempre foi pioneira em tudo. Na Enfermagem, fomos pioneiros quando introduzimos na esterilização o grau cirúrgico. Não havia credibilidade dentro do setor de Saúde e a Fundação, dentro da Central de Materiais Esterilizados, foi pioneira”, conta ela, que será uma das funcionárias homenageadas.

A implantação da classificação de risco dentro do atendimento de urgência e emergência, em junho de 2018, foi outra inovação. O principal objetivo é identificar pacientes que necessitem de atendimento imediato, dando mais celeridade ao processo terapêutico de quem busca tratamento especializado no local. A unidade hospitalar é a primeira da região Norte, na área de Oncologia, a ter esse tipo de suporte em sua estrutura.

*Foco no paciente* – A técnica em Radioterapia, Célia Castro, já passou mais da metade de sua vida pelos corredores, laboratórios e consultórios da FCecon. Aos 52 anos, 28 deles somente como funcionária da Fundação, ela é um dos servidores homenageados no próximo dia 3 de maio.

‘Celinha’, como é conhecida pelos colegas de Fundação, conta que a prioridade dela é cuidar dos pacientes, e isso é o que a tem encorajado e estimulado a atuar durante esses 28 anos. “O foco é o paciente, é minha prioridade. Eu quero sempre prestar um serviço à comunidade, por isso me coloco no lugar dele. Hoje é ele e amanhã, será que não serei eu? Não sabemos. E quanto mais eu faço, mais sede eu sinto em fazer”, disse a técnica, que hoje trabalha auxiliando os médicos nos consultórios ambulatoriais.

*Condecoração* – A homenagem aos funcionários da FCecon foi proposta pelo deputado estadual João Luiz, que destaca, na justificativa do requerimento, a importância da FCecon por reunir diversas especialidades médicas e os principais tratamentos oncológicos, consolidado a instituição como referência no diagnóstico e tratamento do câncer na Amazônia Ocidental.

O requerimento também destaca as ações desenvolvidas pela Fundação nas áreas de Prevenção, Ensino e Pesquisa, e o corpo clínico fundamental para o funcionamento do centro de referência.

*FOTOS:* Laís Motta / FCecon

*LEGENDA:* Há quase 30 anos na FCecon, os servidores homenageados contam como contribuíram para a Fundação e a viram

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here