Regionalizar a saúde no interior é fundamental, diz Dra. Mayara durante audiência pública

A importância da regionalização da saúde no interior do Estado foi um dos temas principais discutidos pela presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa, deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP), durante audiência pública nesta quinta-feira (30). De acordo com a parlamentar, a destinação de 20% dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), para os 61 municípios do Amazonas foi apenas o primeiro passo.

”Não podemos mais ficar apenas no discurso, e sim precisamos colocar em prática a regionalização da saúde no interior, com o fortalecimento dos municípios polos. Serei intransigente para defender que isso se torne realidade”, apontou Dra. Mayara.

Ainda durante a reunião de quase três horas, com a participação do secretário estadual de saúde, Dr. Rodrigo Tobias, a deputada apresentou também algumas ideias, no sentido de contribuir com as demandas da área. Uma delas foi a importância do cofinanciamento da atenção básica por parte do Estado, através da assistência farmacêutica para atenção básica dos municípios do interior.

“Também precisamos com urgência debater a Programação Pactuada e Integrada (PPI), que não é discutida desde 2005 e é fundamental aumentar a capacidade de investimento e custeio das unidades gestoras dos municípios“, ressaltou a parlamentar. Este tema será debatido de forma específica no próximo dia 17, com uma audiência pública, às 10h, no auditório Belarmino Lins. Foram convidados todos os secretários de saúde dos 61 municípios.

Outro ponto levantado por Mayara Pinheiro foi a quantidade de leitos disponíveis em todo o Amazonas, que ainda é aquém da necessidade; uma saída seria a realização dos procedimentos de baixa complexidade de forma ambulatorial nas Fundações, afim de não ocupar os centros cirúrgicos com demandas amenas.

Participaram da reunião, os membros da Comissão de Saúde, os deputado Ricardo Nicolau (PSD), Dr. Gomes (PSC) e Wilker Barreto (PHS), além dos parlamentares Prof. Therezinha Ruiz (PSDB), Serafim Corrêa (PSB), e Belarmino Lins (PP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here