Rede estadual de ensino tem até 18 de julho para inscrever projetos no prêmio ‘Respostas para o Amanhã’

Iniciativa da Samsung visa incentivar o desenvolvimento de conhecimento das Ciências da Natureza e Matemática

Professores e estudantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto podem inscrever seus projetos ao prêmio “Respostas para o Amanhã” até 18 de julho deste ano. A competição integra conhecimentos em projetos inovadores em prol da sociedade e de suas comunidades, pelos estudantes do Ensino Médio de todo o país. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://respostasparaoamanha.com.br.

Incentivando o desenvolvimento de conhecimentos das Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias, a 9ª edição do projeto nacional é uma iniciativa global de Cidadania Corporativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, frisa que o projeto é uma oportunidade para que professores e estudantes da rede estadual de ensino alcancem patamares maiores.

“Tivemos um exemplo maravilhoso em 2019, onde estudantes do município de Manacapuru venceram a categoria do Júri Popular, com o projeto Transformação das escamas de peixe em fibras algodonosas e suas aplicabilidades nas áreas da saúde e industrial, que explorava a matéria-prima regional na reutilização para a comunidade. Por meio da competição, podemos mostrar o desempenho dos nossos professores e estudantes da rede no desenvolvimento dos seus projetos e criatividade, auxiliando no estímulo dos conhecimentos e estudo”, pontua a secretária.

O principal objetivo do Prêmio é fazer com que os alunos, orientados por seus professores e em colaboração com seus colegas de turma, conheçam e identifiquem os problemas na comunidade para desenvolverem um projeto que contribua com uma solução simples e sustentável para melhorar o lugar onde vivem.

A divulgação dos projetos selecionados está prevista para 17 de agosto e a divulgação dos vencedores para novembro.

Prêmios

Os prêmios variam de acordo com a colocação nas etapas e finalistas dos projetos: na pré-seleção, os 100 primeiros professores orientadores que estiverem classificados ganham 1 kit maker, além de 1 tablet Samsung para o gestor da escola com o maior número de inscrições de projetos classificados (no mínimo três) em cada unidade federativa.

Nos projetos semifinalistas é recebido 1 tablet Samsung para cada professor orientador e professor parceiro das 20 equipes semifinalistas. Os finalistas ganham 1 notebook Samsung para cada professor orientador e professor parceiro das 10 equipes e 1 tablet Samsung para cada estudante finalista.

Na categoria Júri popular, os vencedores ganham 1 fone de ouvido Samsung Galaxy Buds Pro para cada estudante, professor orientador e professor parceiro dos 3 projetos eleitos pelo público. Além de 1 smart TV Samsung e um troféu para cada uma das três escolas dos projetos.

Os vencedores do 1º lugar recebem 1 smartphone Samsung e smart TV Samsung, do 2º lugar é 1 notebook Samsung e smart TV Samsung, e o 3º lugar ganha 1 smartwatch Samsung e smart TV Samsung. Cada escola dos 3 projetos vencedores nacionais receberá 2 smart TVs Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital. O professor orientador, o professor parceiro e os estudantes da equipe vencedora receberão uma medalha.

Fotos: Euzivaldo Queiroz – Seduc/AM

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.