Prosamim realiza ação socioeducativa sobre meio ambiente para alunos da rede pública estadual de ensino

 

O Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria Metropolitana de Manaus (SRMM), deu início, na manhã desta quarta-feira (05/06), à programação semanal em alusão ao Dia do Meio Ambiente na Escola Estadual São Luiz de Gonzaga, no bairro São Raimundo, zona sul de Manaus. Rodas de conversas sobre o saneamento básico e educação ambiental e atividades lúdicas firam as principais ações realizadas na escola.

O objetivo das rodas de conversa foi incentivar as crianças a conhecerem novos hábitos em sua rotina, sendo ela em casa e em todos os lugares. Após o bate-papo, foram realizadas atividades lúdicas, com o jogo tabuleiro ambiental, que é uma brincadeira de perguntas e respostas relacionadas a temas como meio ambiente, saneamento e reciclagem.

A bióloga da UGPE, Patrícia Soares, afirma que a educação ambiental colabora para a sensibilização e formação das gerações futuras ao difundir informações sobre o tema. “A educação ambiental é uma ação que soma para a formação de cidadãos, promovendo o aprendizado e a conscientização quanto à preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. E o que realizamos na escola foi uma prática que se aplica além das salas de aula, ocorrendo também no dia a dia”.

Quem aproveitou a programação foram os alunos da escola. A brincadeira aliada ao aprendizado ajudou muitos a conhecerem as diversas formas de ajudar na preservação do meio ambiente. A aluna Marcela Silva, 10, disse que aprendeu como economizar água. “Sei que, enquanto tomamos banho ou lavamos louça, temos de fazer umas pausas para não desperdiçar muito”, contou.

A programação do Meio Ambiente realizada pelo Prosamim ocorre até o sábado (08/06), nos Parques Residenciais.

Programação

Quarta-feira (05/06)
A programação acontece no Parque Residencial Liberdade, no bairro Santa Luzia, zona sul, iniciando às 14h com roda de conversa para crianças sobre educação ambiental e o descarte correto do lixo, no escritório do Residencial. Após a atividade, as crianças farão o plantio de mudas de árvores frutíferas pelo residencial.

Quinta-feira (06/06)
A programação inicia às 14h, no Parque Residencial Cajual, bairro Santa Luzia, contando com rodas de conversa voltadas para a educação ambiental infantil, enfocando o tema do saneamento básico e das alternativas para a reciclagem.

No Parque Residencial Mestre Chico II, a programação terá rodas de conversas sobre saneamento básico e descarte adequado do lixo, além de atividades culturais, com apresentações teatrais e musicais promovidos pelo grupo Garis da Alegria, que promovem a educação ambiental por meio de músicas, humor e brincadeiras.

Sexta-feira (07/06)
A programação do penúltimo dia da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Prosamim acontecerá no Parque Residencial Liberdade, às 9h, e vai contar com mutirão de limpeza e com a realização da coleta seletiva, separando todo material que pode vir a ser reciclado e utilizado nas oficinas de reciclagem.

Sábado (08/06)
No último dia da Semana do Meio Ambiente, a agenda começa às 9h, na quadra da escola de samba Reino Unido da Liberdade, localizada no bairro Morro da Liberdade. A ação contará com o apoio do Instituto Reino do Amanhã, que irá realizar a caminhada ecológica “Refloresta Cajual”, com a participação das crianças moradoras dos residenciais e de escolas do entorno no Residencial Cajual e Liberdade. Durante o trajeto, as crianças irão realizar plantio de mudas na praça do Residencial Cajual.

Após a caminhada ecológica, o encerramento vai contar com atividades culturais promovidas pelo Reino do Amanhã, Garis da Alegria e apresentações teatrais com grupo de teatro, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

FOTOS: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here