Prefeito, vereadores e empresários são presos em Tapauá-AM

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), e a Polícia Civil deflagraram na manhã de hoje (28), uma operação para desarticular um suposto esquema suspeito de desviar recursos públicos que deveriam ser investidos em educação e saúde na cidade de Tapauá (AM), a cerca de 450 quilômetros de Manaus (AM).

Entre os investigados estão empresários e políticos como o prefeito José Bezerra Guedes, o Zezito (PMDB) , secretários municipais e vereadores de Tapauá. Além de dez mandados de prisão preventiva e nove de condução coercitiva, estão sendo cumpridos no âmbito da Operação Tapauara 29 mandados de busca e apreensão de provas em endereços ligados aos suspeitos, como a prefeitura e a Câmara Municipal.

Segundo o Ministério Público estadual, a investigação do Gaeco identificou indícios dos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e abuso de autoridade. As investigações apontam que processos licitatórios eram fraudados por empresários que, com o conhecimento do prefeito e vereadores de Tapauá, combinavam entre si as propostas que eram apresentadas nas licitações, determinando previamente os vencedores.

Segundo a CGU, o esquema desviou pelo menos R$ 62 milhões dos cofres públicos, mas a exata dimensão dos prejuízos ainda vai ser analisada a partir dos documentos apreendidos hoje.

Fonte: anoticiadoam

você pode gostar também
1 comentário
  1. Marcos Roberto da Rocha Nina Diz

    E louvável que aconteça essas investigações nas prefeituras do interior do estado do Amazonas e que todos os prefeitos estejam cientes que estão ali pra governar para a todos e não para um certos grupos que o apoiaram em suas campanhas é que os mesmos tiram aproveita da situação. Os corruptos tem que pagar pelos seus atos de corrupção. Mais isso tem que ser constantemente, pois estamos de olhos bem abertos para esses ladrões que roubam o dinheiro da educação, da saúde e outros. Fiquem espertos senhores prefeitos e vereadores , estamos de antrnas ligadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.