OPERAÇÃO VERDE BRASIL 2 SUSPENDE EXTRAÇÃO MINERAL EM HUMAITÁ

O combate ao crime ambiental volta a ficar tenso na região sul do estado. Forças destacadas pela MARINHA, EXÉRCITO, POLICIA MILITAR AMBIENTAL, IBAMA E ICAMBios, estão lacrando balsas garimpeiras que aportadas, nas margens do Rio Madeira.

Segundo policiais que participam da missão os lacres não implicam em multas até o momento, porém restringe o retorno das atividades, até que, sejam liberadas as licenças ambientais legalizando a extração.

Em Humaitá o extrativismo mineral familiar, movimenta a economia local com algo entorno de 15kg de ouro por semana, agregando pelo menos 4 milhões de reais por semana em nossa rede comercial, que já capenga com um possível LOCKDOWN sugerido pela procuradoria estadual.

A pressão internacional que banca toda a conta dessas operações na região sul do Amazonas ocasionam desempregos e prejuízos ao povo que sobrevivem nas margens do Rio Madeira.

O clima de tensão ocasionado por esta paralisação garimpeira gera um clima tenso já vivido em outras ocasiões, quando prédios do IBAMA E ICMBios foram destruídos em nossa cidade.

Estamos acompanhando de perto o desenrolar desta operação que o presidente BOLSONARO anunciou aos brasileiros desta rica Amazônia, que acabaria de vez com tudo isso! O que ainda não aconteceu. Tentamos falar com o oficial encarregado desta operação em curso em Humaitá, mas nos informaram que somente o comando naval de Manaus poderia se pronunciar sobre o fato.

Com a distância e a falta de boa vontade em equacionar o esclarecimento público a nossa sociedade, a burocracia nos furtaram de obtermos noticias diretas sobre o assunto.

Infelizmente a voz do povo desta região, muitas vezes, são abafadas, e minimizadas em decorrência da falta de vontade de se resolver esta situação, que a exemplo da BR 319 se renova há 40 anos em anos eleitorais, sem nunca obtermos uma decisão definitiva.

*BY ACRITICA DE HUMAITÁ*

2 COMENTÁRIOS

  1. Ouro que é comtrabandeado do País sem recolhimento de imposto algum e extraído com uso de mercúrio igualmemte comtrabandeado poluindo o Madeira contaminando todos os ribeirinhos e consumidores de peixe na região… hipócrita!!

  2. A redação esquece que a atividade está sendo exercida 100% na ilegalidade, portanto crime ambiental e quem à comete, querendo ou não é criminoso… deixem de blá blá e trabalhem pela regularização… abaixo a hipocrisia de garimpeiro é trabalhador… o legalizado sim, o restante tem outro nome…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here