“OPERAÇÃO COMANDANTE” FAZ BUSCAS E APREENSÕES EM HUMAITÁ


A Polícia Federal está fazendo operação contra garimpeiros donos de várias dragas ao longo do rio Madeira,
Durante as buscas foram apreendidos aproximadamente 260g (duzentos e sessenta gramas) de mineral em ouro.

 

A operação foi deflagrada nesta manhã de terça-feira, 23 de março, a “Operação Comandante”, que visa o cumprimento de 02 mandados de busca e apreensão que fazem parte de inquéritos de crimes ambientais relacionados ao garimpo ilegal.

 

A Polícia Federal empregou 08 (oito) policiais para realizar as buscas na cidade de Humaitá, na região do Sul do Amazonas. Na cidade, residem alguns dos envolvidos com a exploração ilegal de minérios que causam relevantes impactos ambientais e prejuízos à saúde pública.

Durante as buscas foram apreendidos aproximadamente 260g (duzentos e sessenta gramas) de minério com características de ser ouro e R$ 171.000,00 (cento e setenta e um mil reais) em espécie.

 

O objetivo dos mandados de busca e apreensão é reunir provas contra os investigados, que possuem e controlam 09  dragas que são responsáveis por significativa extração de minérios valiosos (sobretudo ouro) do Rio Madeira.

 

Os investigados foram presos em flagrante pelos crime do Art. 2º da Lei 8.176 e Art 55 da lei 9605.

Loading...

Lei 8.176/91

Art. 2° Constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpacão, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo.

Pena: detenção, de um a cinco anos e multa.

§ 1° Incorre na mesma pena aquele que, sem autorização legal, adquirir, transportar, industrializar, tiver consigo, consumir ou comercializar produtos ou matéria-prima, obtidos na forma prevista no caput deste artigo.

Hoje durante o dia, e após a análise do material apreendido, novas informações sobre a “Operação Comandante” serão divulgadas.

 

A operação foi chamada de Comandante em razão deste ser o nome de uma das dragas de propriedade dos inestigados, além de ser objetivo da investigação a busca pelos indivíduos que efetivamente comandam esta organização criminosa.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here