Noticias Do Sul Do Amazonas

Na FCecon, acelerador linear reforça o combate ao câncer no Amazonas

Um acelerador linear foi entregue nesta segunda-feira (22) para Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O equipamento deverá reforçar o tratamento contra o câncer no Amazonas, saindo dos atuais 50 para 150 procedimentos por dia. Na ocasião, foi também inaugurado o Serviço de Radioterapia Dr. Abelardo Rodolfo Lemos Pampolha.

As ações fazem parte de um plano de expansão e modernização do tratamento oncológico no Estado. A previsão é que em março de 2017, comece a operar um segundo acelerador linear, o que deverá transformar a FCecon no maior e mais moderno parque de radioterapia do Norte do Brasil.

A ampliação do setor de radioterapia faz parte do Plano de Reestruturação e Modernização dos Serviços de Oncologia, que conta com a parceria do Ministério da Saúde e investimentos de mais de 8 milhões de reais, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

Junto com o acelerador linear estão sendo entregues a Casamata, que é a construção especialmente projetada para abrigá-lo, e outros equipamentos para o complexo de radioterapia. Dentre eles, duas fontes de Irídio para a braquiterapia, outro tratamento que está sendo revitalizado na fundação, com a aquisição de um novo aparelho, que complementará as ações de combate ao tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Amazonas, o de colo uterino.

A unidade também adquiriu uma nova fonte radioativa para uma das duas bombas de cobalto, equipamento usado até então para radioterapia na fundação.

O próximo passo é a implantação da primeira Sala Inteligente do Norte do país para a realização de cirurgia de alta complexidade com técnicas minimamente invasivas. A vantagem está na maior precisão dos procedimentos proporcionando recuperação muito mais rápida ao paciente.

Com informações da assessoria

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.