Home / Amazonas / Jomar é eleito Desembargador do TJAM

Jomar é eleito Desembargador do TJAM

O juiz de Direito Jomar Ricardo Saunders Fernandes, de 56 anos de idade, será promovido nesta terça-feira, dia 6, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). A vaga é a primeira de sete que foram abertas em 2013 e confirmadas este ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ampliando a composição da corte de 19 para 26 integrantes.

A cadeira será preenchida pelo critério de antiguidade e Jomar foi o único a se inscrever como postulante ao posto. O magistrado, desde o dia 17 de junho, já atua como desembargador convocado em substituição à desembargadora Encarnação Salgado, afastada por denúncia de suposto envolvimento com o crime organizado.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jomar tem 30 anos de magistratura, completados no dia 2 de novembro, e passou por duas comarcas do interior do estado como juiz titular: Humaitá e Itacoatiara.

A certeza de que Jomar será eleito nesta terça está na sessão extraordinária que o TJ-AM realizará amanhã, dia 7. A sessão será para dar posse ao magistrado, às 11h.

Apesar da certeza, a votação na corte para confirmar sua promoção precisa do quórum de dez magistrados, e dos 19 membros, quatro não votam: Encarnação (afastada) e Ari Moutinho, Lafayette Carneiro e João Simões, que estão viajando. Apesar disso, há previsão de que ao menos 13 magistrados participarão da promoção.

 

Curiosidade

Jomar Fernandes tornou-se conhecido dos servidores do TJ-AM nos últimos meses por um fato pouco comum entre os desembargadores: costuma chegar muito cedo ao trabalho.

Já seus familiares dizem que ele tem outra característica que adquiriu no interior, que é dormir às 18h e acordar às 3h.

 

Foto: BNC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *