Governo do Amazonas já convocou 5,8 mil profissionais aprovados em concurso público para atuar na Secretaria de Educação


Governador Wilson Lima prorrogou a validade do Concurso Público de 2018 até março de 2022

“No dia da posse, um filme passou pela minha mente, lembrei das horas de estudo e esforço que enfrentei para chegar até aqui. Foi um período de muitos sacrifícios”. É assim que a pedagoga Rayanne Braga define o que sentiu ao ser uma dos 5.863 candidatos convocados para assumir a sua vaga no Concurso Público de 2018 da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Em setembro de 2021, o governador Wilson Lima autorizou 566 novas nomeações para cargos de magistério e de apoio específico à educação. Rayanne, agora servidora pública, foi uma das aprovadas que passou a integrar o quadro de funcionários da Secretaria de Educação e Desporto, durante a 6ª chamada do certame.

“Em um ano de tantas incertezas, perdas e dificuldades, a convocação foi uma conquista emocionante. Um ato de esperança que trouxe estabilidade para muitas famílias. Ainda em 2021, conseguimos colaborar com a comunidade local e escolar, tendo também a oportunidade de receber um abono histórico”, avaliou a pedagoga.

Além da convocação, os aprovados do Concurso Público de 2018 que ainda não foram chamados, terão uma nova oportunidade de serem convocados, conforme anúncio do governador Wilson Lima.

“Com a prorrogação do concurso, abrimos a possibilidade de fazer essas novas nomeações e dar mais oportunidade a esses profissionais, que vão atuar tanto na capital quanto no interior. Assim, vamos poder continuar chamando, conforme a demanda da rede estadual”, destacou o governador, à época.

Loading...

Dessa forma, o novo decreto anunciado torna sem efeito as nomeações dos candidatos convocados anteriormente e que não assumiram as vagas, no período estabelecido.

“Sem dúvida, essa será uma grande oportunidade para aqueles que, por motivos maiores, acabaram perdendo o período de posse. Assim, o decreto possibilita que muitos candidatos possam pleitear suas vagas, o que vai ajudar muitas pessoas a realizarem o sonho de serem concursados e terem estabilidade”, observou a secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves.

Concurso Público 2018 – O Concurso Público de 2018 ofertou 8.175 vagas em cargos de nível Fundamental, Médio e Superior para a capital e para o interior do estado. Do total de vagas, 5.758 mil vagas eram para o interior do Amazonas. Organizado e aplicado pelo Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Acesso Público), o concurso público teve vagas para os seguintes cargos: professor (para todas as disciplinas da grade curricular do Ensino Básico); assistente social; bibliotecário; contador; engenheiro; estatístico; fonoaudiólogo; nutricionista; pedagogo; psicólogo; assistente técnico e merendeiro.

Foram ofertadas ainda 680 vagas para o ensino indígena. O certame teve reserva de vagas de 10% para os candidatos com deficiência e 2% das vagas para pessoas com Síndrome de Down, conforme Lei nº 4.333, de 30 de maio de 2016.

FOTOS: Divulgação/Seduc


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here