FVS-AM segue treinando profissionais de saúde do interior do Amazonas sobre Segurança do Paciente

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, entre esta terça-feira (21/05) e quinta-feira (23/05), as capacitações sobre Segurança do Paciente para profissionais de saúde do Amazonas. Dessa vez, a Oficina de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente será realizada em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).

O treinamento vai ocorrer das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Tabatinga, e receberá servidores de saúde de municípios localizados no entorno da cidade. O evento está sendo coordenado pela Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviço de Saúde (Ceciss-FVS).

A programação do evento inclui palestras sobre Segurança do Paciente e qualidade de serviços em saúde; autoavaliação das práticas realizadas; protocolos e indicadores de segurança; e monitoramento de desempenho.

Para a diretora presidente da FVS- AM, Rosemary Costa Pinto, as comissões de infecção são os olhos da vigilância dentro do serviço de saúde.

“São essas comissões que provocam as ações de vigilância epidemiológica e campanhas de higienização das mãos, cobram os protocolos técnicos de procedimentos invasivos e, principalmente, promovem a educação continuada, tanto para os profissionais de saúde quanto para acompanhantes e visitantes. Tudo isso para evitar infecção hospitalar e garantir a segurança do paciente dentro do ambiente hospitalar”, destacou Rosemary.

De acordo com a coordenadora do Ceciss-FVS, Tatyana Amorim, os treinamentos têm o objetivo de intensificar a assistência em unidades de saúde para prevenção e controle de infecções. “Tudo para garantir uma qualidade na assistência que é prestada aos pacientes”, acrescentou Tatyana.

O Ceciss-FVS também abordou a temática de Segurança do Paciente em palestras, na quarta-feira (15/05) e quinta-feira (16/05), durante a Semana de Enfermagem do Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), localizado na zona oeste da capital amazonense.

Treinamento continuado – Essa é a segunda turma das nove oficinas programadas para o primeiro semestre de 2019. A estimativa do Ceciss-FVS é que a capacitação atenda a 175 profissionais que atuam na gestão dos serviços de saúde prestados à população de todos os municípios do Amazonas.

A primeira Oficina de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente ocorreu no dia 16 de abril, para profissionais de saúde de 11 municípios do entorno de Manaus e localizados no Alto Rio Negro. O treinamento ocorreu no Instituto Benjamin Constant (IBC), na zona sul da capital.

Protocolo – A Segurança do Paciente obedece à Portaria GM/MS nº 529/2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com o objetivo de prevenir e reduzir a incidência de eventos que gerem danos ao paciente, incluindo a realização de eventos associados à assistência à saúde.

A Segurança do Paciente inclui a adoção de medidas, como mecanismos de dupla identificação do paciente; melhoria da comunicação entre os profissionais de saúde; uso e administração segura de medicamentos; realização de cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; higiene das mãos para a prevenção de infecções e de quedas; além de lesões por pressão.

FOTOS: Divulgação/FVS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here