entros de Convivência do Amazonas promovem eventos juninos até o dia 1º de julho

Até o dia 1º (sexta-feira) de julho, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), promoverá vários eventos juninos nos Centros de Convivência da Família e do Idoso. As tradicionais festas juninas contam com quadrilhas, comidas típicas, música e brincadeiras. Os eventos também estão sendo realizados  no interior do Estado.

De acordo com a titular da Seas, Regina Fernandes, a temporada junina já é tradição no calendário cultural dos Centros de Convivência. “A orientação do governador José Melo é promover o incentivo e o fortalecimento da convivência familiar e comunitária por meio de atividades sociais”, informou.15-06-2016 ENSAIO DANÇAS FESTA JUNINA - C.C PE. PEDRO VIGNOLA - FOTO NATHALIE BRASIL  (2)

Ainda segundo a secretária, as festas e eventos servem como vitrine para os trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o ano nos Centros de Convivência. “As comidas típicas vendidas nas barraquinhas são ensinadas nas aulas de culinária e feitas pelas nossas alunas, as roupas e adereços utilizados nas danças também são produzidas pelos alunos de artesanato. Até mesmo as coreografias são ensinadas dentro das turmas de dança, ou seja, o arraial é uma oportunidade de por tudo o que é aprendido em prática”, explicou Regina.

Depois do sucesso dos arraiais no Centro de Convivência do Idoso de Aparecida e no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, realizados respectivamente, nos dias 3 e 10 de junho, é a vez do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte de Manaus, comandar a festança na cidade.

Nos dias 17 e 18 de junho, o arraial vai contar com pelo menos 30 apresentações lúdicas, todas preparadas pelos frequentadores do espaço. “Todos os nossos alunos de danças, artes e teatro estão envolvidos. É muito gratificante poder acompanhar todo o envolvimento nas produções. Serão 15 apresentações em cada uma das noites”, explicou diretora do Centro, Ivana Vieira.

Participação – Quadrilha, country e até mesmo dança árabe. Todas fazem parte do repertório das apresentações que prometem cativar o público do Padre Pedro Vignola, que terá o envolvimento de mais de 100 pessoas, entre adultos e crianças, que ensaiam há meses, para garantir que tudo saia perfeito.

Com 74 anos e muita disposição, a aposentada Deuzenira Castilho é uma das mais animadas durante os dois ensaios que realiza todos os dias. Na primeira noite de festa, ela participa da tradicional quadrilha junina e, no dia seguinte, ela interpreta uma das beduínas árabes do Centro, em um show exótico.

“Já participo há nove anos das atividades daqui, mas todo ano eu fico nervosa e muito agitada. Não tenho medo que não gostem da minha apresentação, mas de eu mesma não me aprovar. Sou bastante exigente”, afirmou.

 15-06-2016 ENSAIO DANÇAS FESTA JUNINA - C.C PE. PEDRO VIGNOLA - FOTO NATHALIE BRASIL  (17)

Vitalidade – No Centro de Convivência, a programação vai ser extensa e vai durar todo o dia, com inicio oficial às 18h. A maratona vai ser um desafio para a aposentada Maria Rodrigues. Aos 61 anos, ela vai participar de quatros espetáculos de dança durante os dois dias.

Segundo ela, a disposição é resultado de todas as atividades que ela realiza no espaço de convivência. “Eu nado, corro, faço academia e muito mais. Eu faço tudo o que posso e o que meu corpo aguenta. Por isso, eu me comprometi a ensaiar e apresentar essas quatro danças e estou muito feliz por isso”, completou.

 

Programação: Também no dia 17, o Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo vai realizar o seu arraial para toda a comunidade. A programação preparada pelo Estado encerra apenas no dia 1º de julho, no Centro Estadual de Convivência do Idoso Honorina Lopes, no município de Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus).

 

 

Confira:

17 de Junho – Na Raiz

Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo (a partir de 18h) Endereço: Rua 5, s/n, Conj. Costa e Silva-Raiz

17 e 18 de Junho – Na Cidade Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (de 18h às 22h)

Endereço: Rua Gandú, nº119, Núcleo 8 – Cidade Nova

23 de Junho – No Japiim 1

Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março (a partir de 18h)

Endereço: Rua 21,nº 453 B,Conj. 31 de Março-Japiim 1

24 e 25 de Junho – No Amazonino Mendes

Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo (e 17h às 22h) Endereço: Av. Itaepé, nº 373, Amazonino Mendes

01 de Julho – No Alvorada 1

Centro Estadual de Convivência da Família Miranda Leão (de 14h às 19h)

Endereço: Rua Loris Cordovil, s/n, Alvorada 1

01 de Julho – Em Iranduba

Centro Estadual de Convivência do Idoso Honorina Lopes (a partir de 16h)

Endereço: Rua Auton Furtado, nº 288, Cidade Nova, Município de Iranduba

 
FOTOS: NATHALIE BRASIL/SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here