Em Brasília, Rodrigo Tobias fecha parcerias para fortalecer a saúde no Estado

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, retorna na noite desta quarta-feira (24/04) de Brasília, onde participou da posse da nova diretoria (terça-feira) e da 5ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta quarta-feira. Durante a assembleia, Rodrigo Tobias assumiu a cadeira como representante do Estado no Conselho. A ida do secretário a Brasília também resultou em captação de recursos e parcerias para fortalecer o setor de saúde do Amazonas.

Em encontro com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), onde aconteceu a posse da nova diretoria do Conass, foi discutida a liberação de recursos para o Amazonas. A medida ajuda a desafogar leitos em hospitais e maternidades.

Outro ponto importante da visita foi o fechamento da adesão da Susam à consultoria do Conass para a Planificação da Atenção à Saúde (PAS) no Estado. Sob a consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), o projeto vem ajudando estados e municípios pelo Brasil a organizarem seus serviços de saúde de forma planejada e integrada, estabelecendo uma relação entre os serviços na atenção primária e na atenção especializada.

“É um projeto muito interessante, voltado para planejamento e organização dos serviços em um modelo que direciona para a organização dos processos das unidades de saúde e para a integração das atenções primária e especializada”, explicou Rodrigo Tobias.

A primeira reunião técnica da equipe do Conass para adesão de mais consultorias em Saúde Pública está marcada para acontecer no dia 24 de maio, em Manaus, com a participação da Susam e de representantes dos municípios da região de saúde escolhida para iniciar o projeto no Estado.

Foi pauta na Secretaria Assistência à Saúde do Ministério da Saúde a lei de imigração considerando o fluxo migratório dos venezuelanos, bem como uma política de saúde para fluxo migratório e controle social. Essas são possibilidades de apoio financeiros do Ministério para estados da região Norte que vem enfrentando a questão migratória e suas consequências.

Também foi fechada agenda com a Secretaria de Saúde do Acre para construção do consorcio interestadual que vai permitir que cidadãos de municípios do Amazonas usem o sistema público de saúde acreano e vice-versa. A reunião ficou agendada para os dias 5 e 6 de maio, em Rio Branco.

Outra pauta importante levantada pelos secretários estaduais foi sobre a criação de consórcios entre as secretarias estaduais de saúde da região norte para compras coletivas.

Visita – Na terça-feira, Rodrigo Tobias e a equipe técnica da Susam visitaram o Instituto Hospital de Base do Distrito Federal para conhecer o modelo de gestão da unidade, que hoje é referência no Brasil. “Fomos conhecer essa experiência que pode ser mais uma modalidade a ser inserida em nossa rede”, disse o secretário.

Na tarde desta quarta-feira, antes de embarcar de volta a Manaus, Rodrigo Tobias e equipe ainda tinham reunião com membros da bancada do Amazonas no Congresso Nacional.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/CONASS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here