Distribuição gratuita de prótese em Humaitá

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) no antigo hospital a entrega de 83 próteses dentárias a população de Humaitá. O prefeito DEDEI LOBO (PMDB) marcou presença em companhia de vereadores e de vários membros da secretaria de saúde. Esta distribuição de prótese é um programa do governo federal denominada como CEO – CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA. Para ter acesso às próteses de forma gratuita os pacientes atendidos nos postos de saúde pelos odontologistas são encaminhados ao centro que funciona no antigo hospital.18229_1625957317651085_5675683872970306617_n São atendidos diária mente de segunda a sexta 10 pacientes que são avaliados e examinados para confecção de prótese individual.

Os odontólogos Maicon José Cremonez e Ronaldo Cruz Beleza atendem ao longo da semana com o auxílio dos técnicos protistas Monteiro e Valdinei. Após um mês de coleta as próteses confeccionadas são entregues aos beneficiários.

Muito em breve no local será realizado tratamento de canal e pequenas cirúrgicas bucal com profissionais especializados para este tipo de atendimento.

Quem precisa de atendimento odontológico e procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro, poderá ser atendido no local, nos casos de restauração, limpeza e extração ou encaminhado para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O encaminhamento acontece toda vez que o caso é de maior complexidade ou não pode ser resolvido pelo dentista da unidade de saúde.

O CEO é o centro de referência para a realização desses atendimentos mais graves, como 10959539_1625926617654155_3741978951967234348_ntratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações de siso, próteses e atendimento para portadores de necessidades especiais.

A média de atendimentos mensais do CEO é de 90 procedimentos. Além dos atendimentos, alguns projetos serão desenvolvidos no local, entre eles, destaca-se a Clínica do Bebê, que promove a prevenção e o tratamento de problemas bucais em bebês de zero a cinco anos

Outro projeto desenvolvido pelo CEO é o de diagnóstico do câncer de boca, realizado em parceria com os grupos de combate ao tabaco e em eventos pontuais, como os mutirões realizados na XV de Novembro. O público-alvo são os adultos, com mais de 40 anos, e fumantes. Depois do exame clínico, se for detectada alguma alteração, o paciente realizará uma biópsia. “Já tivemos quatro diagnósticos em um ano de programa. Todos foram encaminhados ao oncologista para realizar tratamento”, conta a dentista.

Necessidades especiais
O CEO também atende portadores de necessidades especiais, que precisam de cuidados diferentes na hora de receber tratamentos odontológicos. Segundo Renata, alguns casos são atendidos em ambiente hospitalar, com sedação e anestesia geral. “Não apenas os portadores de necessidades especiais que recebem atendimento hospitalar. Alguns casos mais graves ou pessoas que ficam muito nervosas ao consultar o dentista, podem ser atendidos no hospital”, explica.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here