Noticias Do Sul Do Amazonas

Defesa Civil do Amazonas realiza avaliação técnica na região do Alto Solimões, que ultrapassou a cota de alerta de cheia

Agentes da Defesa Civil do Amazonas estão percorrendo o Alto Solimões para realizar uma avaliação técnica do cenário de cheia. A região está em ‘Situação de Alerta’ desde o último dia quatro de abril e já ultrapassou a cota média em 31 centímetros.

“Mesmo que o município não esteja em emergência, é um procedimento padrão da Defesa Civil do Amazonas a avaliação técnica no local, para traçarmos junto com os coordenadores municipais, as medidas preventivas e as de socorro, que poderão ser adotadas em caso de desastre natural”, enfatizou o secretário do órgão, coronel Fernando Pires Junior.

 2

Uma reunião foi realizada ontem, dia 13, em Atalaia do Norte, com os coordenadores dos municípios do Alto Solimões. Os técnicos da Defesa Civil do Estado cobraram o plano de contingência das prefeituras, que deve conter informações como: comunidades vulneráveis, possíveis danos humanos e materiais e como o Governo do Estado pode contribuir para minimizar o desastre.

Cota de alerta – De acordo com o Centro de Monitoramento Ambiental da Defesa Civil AM, a cota de alerta na região é de 11,80 m e hoje, de acordo com a régua telemétrica de Tabatinga, referência para Alto Solimões, está em 12,11 m, ultrapassando 31 centímetros da média.

Já a cota de transbordamento do rio, procedimento que antecede a Situação de Emergência, é de 12,85 m.

Benjamin Constant – No município de Benjamin Constant, a primeira resposta da Defesa Civil Municipal começou a ser implementada. Pelo menos 13 passarelas já foram construídas. A previsão do órgão é que na sede, 50 ruas sejam atingidas. Na zona rural, a estimativa de afetamento é de 1.970 famílias em 50 comunidades.

Atalaia do Norte – Em Atalaia do Norte, também na região do Alto Solimões, a Defesa Civil do município já construiu oito passarelas, como forma preventiva.

1

Balanço 2016

Situação de Emergência/ estiagem

1-Presidente Figueiredo (Negro)

2-Santa Isabel do Rio Negro (alto rio Negro)

3-São Gabriel da Cachoeira (alto rio Negro)

4- Barcelos (alto rio Negro)

 

Situação de Emergência/ queimadas

1-Barcelos (alto rio Negro)- status: controlado

Total de famílias afetadas: 9.883

Total de pessoas afetada- 49.413

Alerta de Cheia

1- Tabatinga (alto Solimões)

2- Benjamin Constant (alto Solimões)

3- São Paulo de Olivença (alto Solimões)

4- Amaturá (alto Solimões)

5- Santo Antônio do Iça (alto Solimões)

6- Tonantins (alto Solimões)

7- Atalaia do Norte (alto Solimões)

FOTOS: DEFESA CIVIL DO AMAZONAS

(as fotos são do município de Benjamin Constant)

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.