David assina termo com UEA para curso de pós-gradução de processo legislativo

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado David Almeida (PSB), assinou na manhã desta terça-feira (18), com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, uma termo de cooperação para a realização de um curso de pós-gradução em processo legislativo e teoria política. O curso que terá edital aberto em fevereiro de 2019, será voltado para os servidores efetivos e comissionados da Casa.

Segundo David, a iniciativa contemplará, nessa primeira experiência, 50 servidores do poder legislativo estadual amazonense, dentro do processo legislativo como elaboração de leis e a questão do controle de constitucionalidade, por exemplo. “Essa parceira com a UEA significa o fortalecimento dos funcionários da Casa, para que assim possamos garantir cada dia mais um melhor serviço da Assembleia. Unir a nossa experiência legislativa com o conhecimento da UEA é um grande passo para qualificar ainda mais nossos servidores e em breve levar essa experiência para as Câmaras Municipais do interior do Estado”, disse.

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a assinatura do termo, significa a expansão do conhecimento, somado a experiência do Poder Legislativo com o conhecimento da UEA, sobretudo com a sua nova Escola de Direito. “Existe um interesse mútuo da gestão da Aleam na figura do seu presidente David Almeida, como também o interesse da UEA, em expandir as suas fronteiras, em sair dos seus muros e levar conhecimento, ao mesmo tempo em que está aprendendo, porque a casa legislativa é a experiência da teoria polícia, por excelência, que será somado ao nosso conhecimento acadêmico”, explicou Cleinado Costa.

O diretor da Escola Superior de Ciências Sociais da UEA, Alcian Souza, contou que a especialização nasceu a partir de um diálogo com a Escola do Legislativo da Aleam, com a diretora Jaqueline Monteiro, na busca pela ampliação das parcerias que a universidade tem com Assembleia Legislativa. “Construímos a proposta, juntamente com o professor Neuton Alves, de uma especialização que pudesse contemplar a atividade fim e reforçar a atividade que já é feita nesta Casa. Na universidade, assim como a Escola de Ciências Sociais hoje, amanhã esse curso será abrigado pela Escola de Direito”, explicou.

O coordenador do curso, professor Neuton Alves de Lima, explicou que o processo seletivo para participar da pós, se compõe de um edital de divulgação com um prazo de 15 dias, que será lançado no dia 4 de fevereiro. Após os 15 dias será lançado o edital de inscrição com novo prazo de mais 15 dias. Em seguida será realizada a aplicação da prova, que está programa para o dia 11 de março. A aula inaugural está programada para o dia 3 de abril.

“Poderão participar todos os servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, sejam eles efetivos ou comissionados, independentemente da graduação de cada funcionário. É uma pós-graduação composta de 390 horas de aula, sendo 330 aulas presenciais e 60 horas aula referente ao trabalho de conclusão de curso, onde o aluno terá 60 horas aula, orientadas pelo seu professor de livre escolha, para trabalharem juntos na elaboração do seu projeto”, explicou Neuton Alves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here