CMA inicia celebração do Dia do Exército festejando 50 anos da 12ª Região Militar

Uma cerimônia em comemoração aos 50 anos de fundação da 12ª Região Militar (RM), na noite desta terça-feira (16), no Quartel-General da instituição, na Zona Oeste de Manaus, deu início a um ciclo de atividades festivas que irão culminar com o Dia do Exército, a ser comemorado nesta sexta-feira (19). Fundada em 1959, a 12ª RM presta apoio logístico às organizações militares da Amazônia Ocidental.

O anfitrião da noite, general de divisão Carlos Alberto Mansur, entregou, junto com o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, o diploma “Amigo da 12ª Região Militar” a diversas personalidades que contribuíram ou contribuem para o funcionamento da instituição militar no Amazonas.

Entre os agraciados pelo diploma estão o juiz federal da 12ª Circunscrição Judiciária Militar Ataliba Dias Ramos, o procurador André Petzhold Dias, o tenente-coronel do Comando Militar da Amazônia (CMA) Lauro Augusto Almeida, entre outros. A festa contou ainda com apresentação especial da Banda do Comando Militar da Amazônia. Presente na cerimônia, o vice-governador não deu declarações à imprensa.


Vice-governador Carlos Almeida participou da entrega do diploma “Amigos da 12ª RM”.    Foto: Márcio Silva

Ao agradecer aos presentes e dar início à solenidade, o general Mansur destacou a importância das atividades da 12ª RM, em especial no apoio ao desenvolvimento regional. “Temos 24 pelotões especiais de fronteiras que dão ajuda a comunidades locais e indígenas, inclusive com apoio de saúde, tanto para famílias militares quanto para civis”, comentou o general.

“A nossa função é prestar todo apoio logístico possível às organizações militares da Amazônia Ocidental. São mais de 20 mil militares em toda a área e nove mil deles somente nas regiões de fronteira. Apesar das dificuldades, vamos levando e cumprindo o nosso papel. A esperança é de dias melhores para a instituição”, destacou o general Mansur, ao ressaltar as dificuldades de atuação na região da Amazônia.

Outras atividades

Em referência aos 371 anos de fundação do Exército, o Comando Militar da Amazônia irá realizar, na manhã desta quarta-feira (17), uma cerimônia de formatura militar alusiva ao Dia do Exército.

Durante todo o mês de abril, o CMA realizou atividades festivas em homenagem à data, entre elas palestras nas escolas e universidades públicas e privadas de Manaus, exposições em shopping da cidade, a iluminação personalizada no tom verde no Teatro Amazonas e na Ponte sobre o Rio Negro, além de diversas competições esportivas internas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here