Noticias Do Sul Do Amazonas

Capacitação para policiais e bombeiros do interior tem início nesta segunda-feira‏

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou na manhã desta segunda-feira, 31 de agosto, o projeto de capacitação presencial para policiais e bombeiros que atuam nos 61 municípios do Amazonas. Nesta primeira etapa, 580 servidores do Sistema de Segurança Pública vão participar das aulas, que serão ministradas por teleconferência em parceria com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizado no Japiim, zona centro-sul.

Na aula inaugural estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa, o delegado geral da Polícia Civil, Orlando Amaral, e o major Reinaldo Menezes, representando o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fernando Sérgio Luz. Após as explicações de cada representante do Sistema de Segurança sobre como o curso de capacitação irá funcionar, foi possível interagir com dois municípios que solicitaram contato: Itacoatiara e Novo Aripuanã.

Daniel Landazuri (10)Sérgio Fontes ressaltou a parceria da SSP-AM e da Seduc, que disponibilizou o Centro de Mídias, para que a capacitação chegasse ao interior. “Com essa ferramenta, nós vamos desenvolver um projeto constante e regular de capacitação e contato com o efetivo do interior. Anteriormente tínhamos dificuldades por questões logísticas, o que em alguns momentos nos impossibilitava de levar os cursos para os municípios”.

Ele explica que o projeto foi desenvolvido e será coordenado pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), e que no primeiro momento a meta é atingir turmas de 30% do efetivo dos municípios. “Em determinado período do dia, esse efetivo vai se dedicar a capacitação e os outros 70% estarão nas ruas garantindo a segurança. Posteriormente, será aplicado o projeto para mais 30% e assim por diante, até alcançarmos 100% dos policiais e bombeiros”, disse Sérgio Fontes.

Temas – As aulas que serão ministradas até o dia 19 de novembro, irão abordar temas como Polícia cidadã- Ética e Cidadania, Problemas e desafios da atividade policial e policiamento comunitário, Vulnerabilidade da Criança e Adolescente, com foco na legislação especial (ECA) e rede de proteção, Violência contra a pessoa idosa (legislação especial – estatuto do idoso), Violência doméstica e familiar contra a mulher (legislação especial – Lei Maria da Penha) e Segurança do transporte motociclístico (legislação especial de trânsito, abordagem e prevenção de acidentes).

Daniel Landazuri (9)O comandante geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa, destaca que a capacitação tem como objetivo aprimorar os conhecimentos dos policiais e bombeiros que terão acesso à informação. “Essa é uma demonstração da capacitação de gestão do governador do Amazonas, secretário de educação e de segurança, que tornaram os recursos disponíveis para a realização desse projeto. Temos em torno de 2.500 policiais militares no interior que vão ter a grande oportunidade de receberem conhecimentos da mais alta qualidade e atualizados”.

Cada cidade terá uma escola sede, onde os alunos policiais e bombeiros estarão reunidos para receberem o conteúdo que será ministrado por um professor em Manaus, através de teleconferência. O curso de capacitação terá carga horária de 26 horas, e terá o nível básico introdutório dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

Tecnologia – De acordo com Orlando Amaral, delegado-geral da Polícia Civil, a essência do projeto é utilizar a tecnologia a serviço da Segurança Pública para encurtar as distâncias entre a capital e os municípios. “Vão participar da capacitação delegados, peritos e investigadores da Polícia Civil. Temos a total certeza que eles vão aproveitar cada módulo e assunto que será abordado para aplicar em seus serviços”.

O major Reinaldo Menezes, explicou que o Corpo de Bombeiros Daniel Landazuri (7)Militar atua em oito municípios do Amazonas: Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Parintins, Iranduba e Manacapuru. “Nós ocupamos os grandes municípios, a intenção do novo comando é ocupar as demais cidades do interior. Com a capacitação vamos aprimorar nossos conhecimentos para trabalharmos dentro da nossa área do bombeiro militar no atendimento a mulheres, idosos, crianças e adolescentes”.

Centro de Mídias – O Centro de Mídias de Educação do Amazonas está localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Secretaria de Educação (Seduc). O Centro é equipado com estúdios de TV de onde uma equipe de professores (especialistas, mestres e doutores) ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.

As aulas são ministradas de estúdios de televisão localizados no Centro de Mídias, em formato de teleconferência. Atualmente o Centro de Mídias possui sete estúdios de transmissão.Daniel Landazuri (4)

CRÉDITO DAS FOTOS: DANIEL LANDAZURI/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SSP-AM

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.