Bancos de leite beneficiaram mais de 11 mil crianças no ano passado

No ano passado, 11.628 crianças foram beneficiadas com o leite humano coletado nos postos da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). Ao todo, foram processados 3 mil litros de leite. Este ano, de janeiro a junho, já foram coletados 963 litros de leite, que beneficiaram, principalmente, crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais do Amazonas. O balanço foi apresentado nesta segunda-feira (1º), pela Susam, durante a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento marcou, também, a inauguração de quatro novos postos de coleta de leite humano, dois na maternidade Ana Braga, em Manaus, um no município de Itacoatiara e outro em Tabatinga.01-08-2016-INAUGURA__O DE POSTOS DE COLETA DE LEITE MATERNIDADE ANA BRAGA-FOTOS VALDO LE_O-SECOM (6)

Uma homenagem às mães doadoras Ana Bárbara, Suzane Hart e Kerolyn Natasha, que contribuem com os Bancos de Leite Humano (BLH) da rede estadual, também marcou a abertura. A programação da Semana segue até sábado (06), com as equipes dos Bancos de Leite, Maternidades e Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), da rede estadual de saúde, realizando uma série de ações voltadas para a promoção, estímulo e apoio ao aleitamento materno. O encerramento da campanha será no sábado (06), com um “Mamaço”  (evento em que as mães estarão amamentando simultaneamente), no Largo São Sebastião, às 16h30.

 01-08-2016-INAUGURA__O DE POSTOS DE COLETA DE LEITE MATERNIDADE ANA BRAGA-FOTOS VALDO LE_O-SECOM (3)

A partir de agora, o Amazonas passa a contar com 22 pontos de coleta de leite humano, 18 em Manaus e outros quatro nos municípios de Borba, Manicoré, Itacoatiara e Tabatinga. A coordenadora estadual de Saúde da Criança, Katherine Benevides destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que até os seis meses de idade as crianças devem se alimentar exclusivamente do aleitamento materno. “O leite materno é um alimento completo, que contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o desenvolvimento da criança”, disse.

Ela ressalta que somente o leite materno tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como diarreia – que pode causar desidratação, desnutrição e morte –, pneumonias, infecções de ouvido, alergias e muitas outras doenças. Além disso, a amamentação promove o aprofundamento do vínculo entre mãe e filho.

Programação – Nesta terça-feira (02) até quinta-feira (04), as maternidades realizam atividades de orientação e sensibilização da amamentação. A Balbina Mestrinho realiza às 10h e 14h a distribuição de folders informativos para as pacientes internadas na unidade e acompanhantes. Na Azilda Marreiro as atividades de orientação acontecem às 9h e 14h e na Alvorada às 9h30 e 14h30. A maternidade Dona Nazira Daou fará às 9h uma roda de conversa com as pacientes acompanhadas no ambulatório da unidade. O Instituto da Mulher Dona Lindu irá comemorar, nesta quarta-feira (03), o aniversário de seis anos do Banco de Leite Fezinha Anzoategui.

 01-08-2016-INAUGURA__O DE POSTOS DE COLETA DE LEITE MATERNIDADE ANA BRAGA-FOTOS VALDO LE_O-SECOM (7)

As mães que contribuíram com doação de leite irão participar de um café da manhã na maternidade Ana Braga nesta terça-feira e na quarta-feira as equipes do BLH da unidade irão orientar as pacientes internadas.

Na sexta-feira (05), as equipes dos Bancos de Leite Humano estarão de 8h às 12h nos CAICs fazendo atividades de orientação e cadastro de novas doadoras. A programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno encerra no sábado (06) com um ‘Mamaço’, no Largo São Sebastião, ás 16h30.

FOTOS – VALDO LEÃO / SECOM

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.