ALERTA – MENINGITE EM HUMAITÁ, UM CONFIRMADO E OUTRO SUSPEITO

O Deputado Estadual Cabo Maciel denunciou no plenário legislativo em Manaus, a suspeita de um surto de “Meningite” nas Comunidades humaitaense do Goiabal e Laranjal nas margens do Rio Madeira. “O parlamentar enumerou três casos com mortes Vítimas de Meningite, deixando a população apreensiva e com medo de um suspeito surto da doença”.

Cabo Maciel disse que os três casos de Meningite foram registrados no Hospital de Base de Porto Velho, onde as vítimas foram levadas por ser mais próximo das comunidades de Goiabal e Laranja, onde as vítimas residiam.

Nossa equipe de redação entrou em contato com o secretário de saúde do município Cleomar Scandolara para questionar sobre a denúncia do deputado Cabo Maciel em Plenário da Assembleia estadual em Manaus, o secretário disse desconhecer a existência de mortos, mas confirmou um caso, sendo o mais grave vindo do garimpo de uma comunidade de “IRACEMA” pouco acima de Calama, pertencentes a Porto Velho. Outro caso suspeito é da comunidade do “Goiabal” que pertence a Humaitá. Scandolara disse também que, o primeiro caso foi confirmado envolvendo um garimpeiro, que já esta recebendo cuidados médicos no CEMETRON 2 em Porto Velho, o secretário desmentiu as mortes dizendo que o segundo caso ainda suspeito, já esta em Porto Velho, aguardando confirmação se é também meningite. Cleomar Scandolara disse ainda que, já informou o Secretário de Saúde do Estado Dr. Pedro Elias, informou também o Dr. Bernadino da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) e que todas as providências relacionadas aos casos já foram tomadas e que nas próximas horas uma equipe de vigilantes devem se deslocar aos locais do foco, para detectarem mais algum caso suspeito e executarem procedimentos de combate ao vírus que é contagiante. Cleomar Scandolara disse ainda que, todas as pessoas que tiveram contato direto com as vítimas devem entrar em contato imediatamente com a vigilância sanitária ou no Hospital Geral de Humaitá, para desinfecção imediata. Finalizou.GARIMPO

Uma equipe de saúde da SUSAM e da FVS devem chegar a Humaitá ainda hoje até o final da tarde o prefeito de Humaitá Dedei Lobo (PMDB) já deu carta branca ao secretário para tomar todas as medidas necessárias para evitarmos uma possível epidemia da doença no município. Uma força tarefa deverá ser montada nas próximas horas para vista nas comunidades e balsas de garimpo. Uma equipe de Saúde de Porto Velho também deverá se deslocar a Comunidade de Iracema que fica próximo a Calama. A atividade garimpeira deverá parar nas próximas horas.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Saúde Encima Diz

    Importante informação de utilidade pública. Continue nesse mesmo intento de informar e dá dicas de saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.