Suframa prossegue com edital do Programa de Bioeconomia

O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), divulgou, na última quarta-feira (28), o resultado da Etapa II do Edital de Chamamento Público número nº 01/2018. O referido edital está selecionando a instituição que coordenará o Programa Prioritário de Bioeconomia da autarquia.

Das cinco propostas apresentadas, classificaram-se para continuar no certame apenas duas instituições: a Fundação Oswaldo Cruz – Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CPqLMD/Fiocruz), e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam).

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) que, segundo denúncia recebida pelo portal Contraponto 9 nesta semana, estaria recebendo um tratamento diferenciado para vencer a concorrência, acabou sendo desclassificada da disputa.

Além da FAS, também foram desclassificados o Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN) e o Instituto de Inovação, Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Amazonas (IPEDC).

Entretanto, a mesma fonte que nos fez a denúncia contra a FAS também alerta que, caso o Idesam venha a ser escolhido como coordenador do Programa Prioritário de Bioeconomia, seria a mesma coisa que a Fundação Amazonas Sustentável vencesse, já que o presidente do Conselho Diretor do Idesam, Neliton Marques da Silva, é o atual vice-presidente do Conselho de Administração da FAS.

A fase para interposição de recursos contra o resultado da Etapa II do processo de seleção foi iniciada no mesmo dia da sua divulgação, 28 de março. O secretário-executivo do Capda é Marcelo Souza Pereira, que também é superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa.

Resposta do Capda

O secretário-executivo do Capda enviou à nossa redação um ofício, explicando algumas atribuições da Suframa e do comitê. A íntegra do documento você pode acessar aqui.

fonte: contraponto9

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here