FVS imunizou 500 pessoas contra H1N1 e 200 contra sarampo em programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde

 

Atividade foi realizada em shopping na Zona Norte, neste domingo (7/4)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou, neste domingo (7/4), uma programação especial de saúde e bem-estar no Sumaúma Park Shopping, zona norte, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. Durante o evento, foram imunizadas 500 pessoas do grupo prioritário contra H1N1, e outras 200 crianças menores de 5 anos foram vacinadas contra o sarampo.

Quem aprovou a iniciativa da FVS foi a empresária Layra Taveira, grávida de 8 meses, que aproveitou para ser imunizada contra H1N1. “Estive com a agenda lotada nessa reta final da gravidez, e eu realmente estava evitando unidades de saúde lotadas com gente doente. Quando soube da ação, não tive dúvida de ser vacinada, porque sei que elas são excelentes para evitar a doença, e é isso o que eu quero”, comemorou.

Para a dona de casa Marília Fernandes, mãe do pequeno Arthur Victor, de 8 meses, a ida ao shopping neste domingo foi diferente. “Eu moro aqui na Cidade Nova, e durante a semana fui informada do evento nesse domingo. Preparei o Arthur para ser vacinado contra o sarampo. Ele chorou só um pouquinho hoje, para não chorar no futuro doente. Como dizem aqui: vacinar é proteger”, disse, mostrando o certificado de coragem da criança.

Segundo a coordenadora do Grupo Técnico de Integração da FVS, Raquel Tapajós, a atividade foi idealizada para promover a prevenção por meio da vacina. “Através da mobilização social e da educação em saúde, utilizamos esse espaço para falar sobre a importância das vacinas para evitar doenças. Elas são excelentes instrumentos na proteção individual”, avaliou.

A coordenadora estadual do Programa de Imunização da FVS, Izabel Nascimento, explicou que o calendário vacinal contempla o esquema de vacinação para crianças, adolescentes e adultos. “Apesar de ser ofertada gratuitamente nos serviços públicos de saúde, nos últimos anos percebemos a diminuição da adesão, por isso precisamos buscar espaços para divulgar que vacinar é a principal forma de prevenção dessas doenças”, ponderou.

A ação aconteceu no espaço reservado no segundo piso do shopping, localizado na avenida Noel Nutels, 1.762, Cidade Nova, zona norte de Manaus.

Dia Mundial da Saúde – A data de 7 de abril foi estabelecida pela Assembleia Mundial da Saúde, em 1948, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

FOTOS: Divulgação / FVS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here