ALERTA: RIO MADEIRA SOBE 5CM E VOLTA A SE APROXIMAR DA COTA CRÍTICA EM ABUNÃ

O nível do Rio Madeira oscilou nas últimas horas com tendência de elevação. Na terça-feira (26) marcou 22,47 metros e nesta quarta-feira (27), chegou a 22,52m, alta de 5cm em 24 horas em Abunã, região que pode exercer alguma influência no sistema de abastecimento do Estado do Acre caso o rio suba muito. A cota de transbordamento é de 23m naquele local. No começo de março, registrou 22,85m e seguiu oscilando sempre com tendência de elevação.

 

Neste fim de março completam-se cinco anos que o Acre viveu uma crise no abastecimento de mercadorias e insumos básicos (alimentos e remédios) por causa da formação de nove grandes pontos de alagamento na BR 364, única via de ligação rodoviária entre o Estado e os centros fornecedores do Sul e Sudeste.

A oscilação é vista como normal pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Levando em conta as chuvas na região do Beni, na Bolívia, a tendência mais forte, diz também o Sipam, é de vazante nos próximos dias.

A previsão do Sipam é de chuvas acima da média para a continuidade do trimestre março, abril e maio, com tendência à normalidade do meio para o fim do trimestre.

Nas bacias hidrográficas do Acre, a situação é parecida com tendência de normalidade.

Fonte: ac24horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here