Noticias Do Sul Do Amazonas

Governador José Melo recebe embaixador do Chile Jaime Gazmuri Mujica para aprofundar relações bilaterais

25-06-2015-REUNIÃO-EMBAIXADOR-CHILE-NATHALIE-2-500x333

O governador do Amazonas, José Melo, recebeu na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, a primeira visita oficial do embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica. O encontro aconteceu na sede do Governo, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, e serviu para aprofundar as relações bilaterais e deixar abertos os canais de comunicação para futuras parcerias comerciais.

 José Melo destacou que o Estado tem grande interesse em trocar experiências com o Chile, principalmente nas áreas de piscicultura e ciência e tecnologia. Para isso, será organizada a visita de uma comitiva ao Chile composta por técnicos da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de empresários do setor, prevista para outubro deste ano.

“O Chile é um dos países da América Latina que tem hoje um grau de desenvolvimento mais avançado, com uma economia firme, portanto é um bom exemplo a ser seguido. Mas, especificamente, eles têm um modelo de desenvolvimento que nos interessa muito que é a piscicultura. Atualmente, a produção de salmão no Chile é conhecida no mundo todo pelo êxito e nós queremos replicar esse modelo com os nossos peixes”, afirmou o governador.

Interesse no Amazonas – O embaixador Jaime Gazmuri Mujica falou sobre a possibilidade de incrementar o comércio com o Brasil, principal parceiro comercial do Chile, e viabilizar investimentos de empresas chilenas no Amazonas. Segundo Mujica, atualmente o Chile investe US$ 28 bilhões no Brasil, mas esse dinheiro fica concentrado principalmente no sul, sudeste e parte no nordeste do país.

“Manaus é um centro urbano muito importante, porque importa muitos produtos que nós produzimos como vinho, salmão, frutas, e exporta muitas coisas que nós precisamos. Portanto, há uma área de melhoramento das relações comerciais. Também no nível empresarial, há muito investimento chileno no Brasil, mas pouco focalizado na Zona Franca de Manaus. Então, nós queremos ter melhor conhecimento de como funciona a economia do Amazonas para atrair investimento de empresas chilenas para cá”, ressaltou o embaixador.

Desenvolvimento da piscicultura – A reunião também contou com a participação dos secretários de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade, Sidney Leite; de Fazenda, Afonso Lobo; e de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Thomaz Nogueira. Para o secretário da Sepror, Sidney Leite, a visita de técnicos da secretaria ao país, será muito importante para o desenvolvimento da piscicultura no Amazonas.

Sidney Leite adiantou que está em andamento a criação de um parque aquícola no município de Balbina, em parceria com o Ministério da Pesca. “Nós queremos ter essa parceria com o Chile não só do ponto de vista do domínio da cadeia da produção, mas também do incremento do desenvolvimento tecnológico. Para isso, vamos chamar alguns parceiros como UEA, Embrapa, além de empresários, para buscar essa transferência de conhecimento”, explicou.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.